Featured Post

Desenhando o futuro: gestão e sustentabilidade nos museus 2019

O debate sobre a sustentabilidade jamais foi tão presente e vital para nossas sociedades quanto nos últimos anos. Os museus, como instituiç...

Saturday, September 14, 2019

Biografias - Palestrantes Mesa Museus Universitários

Mesa 1 - Museus Universitários

Laura Van Broekhoven
Diretora - Pitt Rivers Museum 



Laura Van Broekhoven é a diretora do Museu Pitt Rivers, Oxford. Possui uma bolsa de professores em Linacre College e é associada com a Escola de Antropologia e Museu Etnográfico em Oxford. Previamente, liderou o departamento de curadoria do Museu Nacional de Culturas Mundiais (Amsterdã, Leiden e Berd en Dal) e foi professora em arqueologia, estudos museológicos e patrimônio indígena na Faculdade de Arqueologia da Universidade Leiden. Atualmente, ela atende numerosos conselhos consultivos. Seu campo de interesse de pesquisa atualmente engloba repatriação, reparação e pluriversalidade. O trabalho que vem sendo desenvolvido no Pitt Rivers Museum foca em equidade, co-produção e investigação reflexiva. Sua pesquisa acadêmica regional tem focado em coleção colaborativa com indígenas da Amazônia (Suriname e Brasil), história oral com Yokot'an (Maia), sistemas de mercado com indígenas Mixtec e indígenas nicaraguenses com resistência em períodos coloniais.

https://www.prm.ox.ac.uk/



Anthony Shelton
Diretor – Museum of Anthropology, University of British Columbia
 
Anthony Shelton é professor de história da arte, artes visuais e teóricas e desde 2004 é diretr do Museu de Antropologia da Universidade de British Columbia, Vancouver. Possui posições curatoriais no British Museum, Royal Pavillion, Art Gallery and Museums Brighton, e no Horniman Museum London. Shelton serviu em comitês consultivos do Humboldt Forum, Berlim, e Asian Cultural Complex, Gwangju, e mantém em parelelo posições docentes na University of East Anglia, University of Sussex, University College London e na Universidade de Coimbra. Realizou trabalho de campo no Mexico, Guatemala, Sudoeste Americano e Portugal. Suas mais de 150 publicações incluem "Arte Antropologia e Estética" (1992); "Museus e Mudanças de Perspectivas da Cultura" (1995), "Colecionadores" (dois volumes 2001), Fetichismo. Visualizando Poder e Desejo (1995), Luminescencia (2012), e Céu, Inferno e Algum lugar no meio. Arte Popular Portuguesa (2015). Foi curador de mais de 15 exibições internacionais, sendo a última "From Carnival to Lucha Libre. Mexican Masks and Devotion", cuja abertura foi em 8 de Julho de 2017, no Museu da Cidade, Lisboa. É um expoente vocal da necessidade de democratização dos museus, a importância de colaboração e de uma reforma museológica na Europa, Canadá e México e foi descrito como o fundadador da "museologia crítica". 


https://moa.ubc.ca/

No comments:

Post a Comment