Featured Post

Desenhando o futuro: gestão e sustentabilidade nos museus 2019

O debate sobre a sustentabilidade jamais foi tão presente e vital para nossas sociedades quanto nos últimos anos. Os museus, como instituiç...

Friday, September 13, 2019

Desenhando o futuro: gestão e sustentabilidade nos museus 2019

O debate sobre a sustentabilidade jamais foi tão presente e vital para nossas sociedades quanto nos últimos anos. Os museus, como instituições presentes e em constante contato com a vida cotidiana das sociedades, percebem e frequentemente enfrentam desafios decorrentes das crises que hoje vivenciamos: ambientais, sociais, culturais, econômicas.

A busca pelo equilíbrio dessas quatro dimensões (a social, a ambiental, a econômica, a cultural) compõem a base do conceito de sustentabilidade: aquilo que é socialmente justo, ambientalmente correto, economicamente viável, culturalmente diverso.

Desde 2016 o Museu Paulista da Universidade de São Paulo, no âmbito de seu vasto programa de restauração e modernização, desenvolve pesquisas e debates sobre o conceito e práticas de sustentabilidade aplicados aos museus. No ano de 2018 foi realizado, em parceria com o SESC São Paulo, no teatro do SESC Ipiranga, a primeira edição do seminário internacional Desenhando o futuro: gestão e sustentabilidade nos museus reunindo diretores e pesquisadores de instituições canadenses, brasileiras, mexicanas e portuguesas.

Nos dias 23 e 24 de outubro de 2019 o Museu Paulista da Universidade de São Paulo e o SESC Ipiranga realizarão a segunda edição do seminário, recebendo na ocasião representantes do Pitt Rivers Museum da University of Oxford (Inglaterra), do Museum of Anthropology da University of British Columbia (Canadá), da National Library of New Zeland (Nova Zelândia), da Fundação Calouste Gulbenkian (Portugal), da Fundação Casa Grande e do Instituto Inhotim (Brasil). O seminário tem a coordenação da Profa. Dra. Solange Ferraz de Lima, diretora do Museu Paulista da USP e do Dr. Rodrigo Silva, pós-doutorando na mesma instituição.    

No comments:

Post a Comment